Skip to main content

MCM – Motor Condition Monitor

PROJECT DESIGNATION

MCM – Motor Condition Monitor: Demonstrador MCM: Monitorização em Tempo Real do Rendimento de Bombas Elétricas

PROJECT CODE

CENTRO-01-0247-FEDER-072322

PROJECT EXECUTIVE SUMMARY

Com este projeto a Enging propõe uma solução para um problema não resolvido na indústria mundial: a confiabilidade e a falta de eficiência dos motores elétricos.

Os motores e bombas elétricas são usados em todo o mundo em uma grande variedade de aplicações e as perdas médias devido ao seu tempo de inatividade podem chegar a cerca de 2.250 B€ por ano. Este problema é particularmente impactante em operações subaquáticas (captação e distribuição de água) e outras condições de operação onde a monitorização e reparação não pode ser feito por métodos convencionais.

Os motores elétricos industriais consomem até 50% de toda a energia elétrica gerada. Somando-se a esses problemas, há uma necessidade crescente de soluções avançadas de monitorização em tempo real, desencadeadas pelo advento da Indústria 4.0, regulamentos mais rígidos e preocupações com sustentabilidade / eficiência em diferentes setores.

É neste contexto que surge o projeto MCM que resulta da realização, com sucesso, de um projeto de I&DT, o EMS LP_TCM entre 2018 e 2020, onde desenvolveu tecnologias (algoritmo de monitorização de avarias; plataforma e interface avançado de visualização e gestão de alertas) para a monitorização de transformadores de baixa potência, vulgarmente designados por transformadores de posto de transformação.

Com base neste conhecimento e expertise em transformadores a empresa desenvolveu o MCM: uma solução de manutenção preditiva totalmente nova e inovadora, desenvolvida para motores elétricos industriais.

APPROVAL DATE

11-03-2021

START DATE

01-01-2021

END DATE

31-03-2022

TOTAL INVESTMENT

575.458,82 EUR

ELIGIBLE INVESTMENT

FEDER – 345.275,29 EUR

CO-FINANCING RATE

60%

GENERAL OBJECTIVES OF THE PROJECT

  • Monitorização efetiva e em tempo real, prevendo possíveis falhas;
  • Melhorar a eficiência energética, por meio da análise dos principais parâmetros relacionados com consumo de energia;
  • Capacidade de avaliação detalhada dos acionamentos elétricos aplicados a sistemas de bombagem.

TECHNICAL AND SCIENTIFIC OBJECTIVES OF THE PROJECT

  • Desenvolvimento de módulo de cálculo em tempo de real de rendimento de bombas elétricas e sua integração na plataforma web de monitorização de máquinas elétricas, ePreditMntc, da Enging;
  • Desenvolvimento de uma sensorbox para aquisição em ambiente industrial das variáveis necessárias ao cálculo;
  • Instalação de um piloto em ambiente industrial, com a sensorbox instalada em instalações de um cliente alvo da tecnologia, para seu teste, aperfeiçoamento e comprovação de funcionamento. A plataforma que irá receber os dados em tempo real encontrar-se-á instalada no servidor Enging, onde os intervenientes do projeto poderão verificar os resultados acedendo a página web.

MAIN RESULTS

  • Foi desenvolvido um sistema portátil com uma sensorbox por forma a ser facilmente instalado em ambiente industrial;
  • O sistema de monitorização foi instalado num cliente industrial, estando-se a registar em simultâneo as grandezas elétricas de monitorização do motor assim como os parâmetros hidráulicos da bomba associada;
  • Todas as variáveis medidas e calculadas podem ser consultadas na plataforma de monitorização online ePreditMntc;
  • Sistema atualmente a funcionar em pleno e a registar dados de operação do cliente.

COMMUNICATION AND DISSEMINATION

Serão realizadas as seguintes atividades de disseminação no âmbito deste projeto:

  • Participação em congressos relacionados com o setor das águas e com o objetivo de apresentar o trabalho realizado no âmbito deste projeto;
  • Publicação de artigo numa revista relacionada com a manutenção ou setor das águas;
  • Sessão publica de divulgação do projeto e seus resultados;
  • Webinar de divulgação da tecnologia.

CO-FINANCED BY